segunda-feira, 5 de abril de 2010

PIRRO I - PRIMEIRO REINADO (307-302 a.C.)

Pirro (318–272 a.C.) foi o mais célebre rei do Épiro tendo ficado famoso por ter sido um dos principais opositores a Roma. Seu nome (em grego – Πυρρος — "cor de fogo", "ruivo") era o nome original de Neoptólemo, filho do lendário guerreiro Aquiles, e considerado o primeiro rei do Épiro. Abaixo, busto proveniente de Pompéia, Itália, representando Pirro I.

Nascido em 318 ou 319 a. C. Pirro era filho do rei Eácides e Ftia do Épiro, que era filha de Menon de Farsália, um líder de destaque na guerra entre a Grécia e a Macedônia (Guerra Lamiana). Suas irmãs eram Deidamia e Troias. Na luta pelo poder na Macedônia, o rei Eácides tomou partido de Alexandre IV, filho de Alexandre Magno, tutelado por sua avó Olímpia, prima de Eácides. Isso colocou o Épiro em oposição a Cassandro, regente de Filipe Arrideu, irmão de Alexandre Magno, que também reivindicava o trono macedônico. Em 316 Eácides procurou auxiliar Olímpia que estava sitiada pelas forças de Cassandro em Pidna na Macedônia. Uma parte de seus súditos se rebelaram contra essa campanha (possivelmente por terem aversão à Olímpia) e Eácides, licenciando os rebeldes, marchou somente com os que o apoiavam. Logo após sua partida, os rebeldes o declararam banido do reino e fizeram aliança com Cassandro. Os rebeldes mataram os homens mais próximos do Rei e Pirro, o herdeiro de Eácides que tinha então apenas dois anos, foi salvo com dificuldade da execução por causa de alguns servos fiéis, Androcleides e Angelos, que o refugiaram na Ilíria. Ele foi levado à presença do Beroe, esposa do rei Glaukias, que era rei da tribo ilíria dos taulantianos. Beroe era filha do antigo rei do Épiro, Arribas, avô paterno de Pirro. Abaixo, representação do 4º século a.C. de um guerreiro ilírio.

O Rei Glaukias nobremente se recusou a entregar o menino a Cassandro, que lhe oferecera 200 talentos pelo herdeiro, e deu-lhe proteção em sua corte. Eácides morreu em batalha pouco depois (313) e o trono foi assumido por seu irmão, Alcetas II. Pirro foi criado pelo Rei Glaukias como um de seus filhos. O menino cresceu na corte taulatiana e tinha doze anos quando Glaukias o fez rei do Épiro quando da morte de seu tio Alcetas II (306). Provavelmente Pirro, que “governava” através de guardiões, era para ser uma espécie de marionete de Glaukias e houve oposição dos epirotas (os molossos). Entretanto, no ano anterior à ascensão de Pirro, em 307, havia estourado uma guerra entre os sucessores de Alexandre, o Grande. O velho general macedônio Antígono I Monoftalmo queria restaurar a unidade do império de Alexandre sob seu comando enfrentado outros sucessores como Cassandro da Macedônia, Seleuco da Babilônia e Ptolomeu do Egito, que tentavam conquistar a independência de seus territórios. 
Demétrio I Poliorcetes
Demétrio, filho de Antígono, tinha invadido a Grécia, e Gláukias se aliou a ele, pois ambos eram inimigos de Cassandro. A aliança tinha sido cimentada por um casamento: Glaukias tinha dado irmã de Pirro, Deidamia, a Demétrio como sua noiva e assim Pirro e Demétrio eram cunhados. Assim, o Épiro mais uma vez se alinhava contra a Macedônia. Mas o “reinado” de Pirro foi curto: Demétrio foi forçado a deixar a Grécia para auxliar seu pai Antígono ameaçado pelas forças combinadas de Cassandro, Ptolomeu, Seleuco e Lisímaco. Assim, quando Pirro, sentindo-se seguro em seu reinado, visitou Glaukias para assistir ao casamento de um de seus filhos com quem fora criado, os seus súditos revoltaram-se, saquearam os seus bens, e convidaram a Neoptólemo II , filho do antigo rei Alexandre I, a ser rei do Épiro (302). Parece provável que Cassandro estava por trás da insurreição. Abaixo, moeda com a efígie de Ftia, mãe de Pirro.

REFERÊNCIAS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirro
http://es.wikipedia.org/wiki/Pirro_de_Epiro
Los héroes y las grandezas de la tierra: (1855) editado por Fernando Patxot Ferrer. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=gIXzPf_ZFpEC&dq=Sabilinto&source=gbs_navlinks_s
http://www.livius.org/ps-pz/pyrrhus/pyrrhus01.html
http://es.wikisource.org/wiki/Vidas_paralelas:_Pirro


Nenhum comentário:

Postar um comentário