terça-feira, 6 de abril de 2010

NEOPTÓLEMO II - PRIMEIRO REINADO (317 - 313 a.C.)

Neoptólemo II era filho do rei Alexandre I, o Molosso, com Cleópatra da Macedônia, irmã de Alexandre Magno. Sua irmã chamava-se Cadméia. Quando da morte de seu pai em combate na Itália em 331 a.C. Neoptólemo era uma criança. Sua mãe assumiu a regência (331 – 325 a.C.) seguida por sua avó Olímpia (325 – 319 a.C.), as quais se interessaram mais pela política da Macedônia do que da do Épiro e por fim legaram o reino a Eácides, primo de Neoptólemo, e filho do rei deposto Arribas (370 – 350 a.C.). Eácides apoiou a causa de Olímpia, sua prima e mãe de Alexandre Magno, que se pretendia regente da Macedônia em nome do neto Alexandre IV contra Cassandro, regente em nome de Filipe Arrideu. Abaixo, o rio Aqueronte, um dos principais do Épiro.Eácides procurou auxiliar Olímpia que estava sitiada em Pidna, na Macedônia, pelas forças de Cassandro. Uma parte de seus súditos se rebelaram contra essa campanha ( possivelmente por terem aversão à Olímpia) e Eácides, licenciando os rebeldes, marchou somente com os que o apoiavam. Logo após sua partida, os rebeldes o declararam banido do reino e fizeram aliança com Cassandro, o qual colocou seu general Licisco como regente do Épiro em nome do novo rei eleito pelos epirotas: Neoptólemo II, que era ainda menor (317 a.C.).
Seu “reinado”, no entanto, foi curto (quatro anos), pois cansados da suserania da Macedônia, os epirotas chamaram novamente a Eácides em 313 a.C. Embora tenha morrido no mesmo ano, Eácides foi sucedido por seu irmão Alcetas II que fez um acordo com Cassandro. Neoptólemo II, provavelmente viveu exilado na corte da Macedônia ou em Atenas como os reis epirotas anteriormente banidos. Até ser chamado novamente ao trono em 302 a.C.

REFERÊNCIAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Neoptòlem_II_d'Epir
A History of Macedonia: 336-167 B.C Por Nicholas Geoffrey Lemprière Hammond,Frank William Walbank in:http://books.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário