domingo, 28 de março de 2010

NEOPTÓLEMO (século XII ou XIII a.C.)

Neoptólemo (em grego ‘jovem guerreiro’), primeiro dos Eácidas a governar o Épiro, era filho do célebre guerreiro Aquiles e da princesa Deidamia, filha de Licomedes, rei de Esquiro, segundo a mitologia grega. Inicialmente o nome de Neoptólemo era Pirro (‘afogueado, vermelho’). Segundo a mitologia, a mãe de Aquiles previu uma grande guerra na qual seu único filho iria morrer. Ela o escondeu na corte de Esquiro para evitar sua participação na Guerra de Tróia disfarçando-o como uma mulher cujo nome era Pirra. Durante esse tempo, ele teve um caso amoroso com a princesa Deidamia, que então deu à luz Neoptólemo, que originalmente foi chamado de Pirro por causa do disfarce de seu pai. Neoptólemo foi educado por seu avô, o rei Licomedes, em Esquiro. Abaixo, relevo de sarcófago ático de c. 240 d.C. retratando Aquiles na corte de Licomedes.

Durante a Guerra de Tróia, os gregos acreditaram no vidente troiano Heleno que disse que a presença de Neoptólemo nos combates era essencial para que obtivessem a vitória. Os embaixadores gregos foram à corte de Esquiro, onde o rei Licomedes inicialmente não permitiu seu neto ir, mas por fim, acabou concordando. Chegando em Tróia, Pirro foi apelidado de neoptolemós, 'jovem guerreiro', devido a sua juventude.
No transcorrer da guerra Neoptólemo realizou várias façanhas: matou o guerreiro mísio Eurípilo e para comemorar criou uma dança guerreira denominada pírrica. Quando da tomada de Tróia matou a Príamo, rei de Tróia, sua filha Polixena, e a seu neto Astíanax dentre outros famosos troianos. Abaixo, representação em uma ânfora de Neoptólemo matando Príamo.

Na partilha dos despojos de guerra, obteve Andrômaca, viúva do príncipe troiano Heitor, e o vidente troiano Heleno, filho do rei de Tróia. Como o antigo reino de seus ancestrais paternos, a Ftia, foi dominado por Acasto, Neopólemo navegou com seus companheiros e espólios para o Épiro. Ajudado pelos pelópidas contra os naturais da terra Neoptólemo finalmente tornou-se rei da região. Teve três filhos com Andrômaca, sua concubina: Molosso, Pielos e Pérgamo.
Segundo uma versão da tradição, Neoptólemo deixou uma parte de seu reino a Heleno e cedeu-lhe a Andrômaca e seu filho bastardo Molosso. Heleno fundou a cidade de Butroto. Abaixo, ruínas da antiga Butroto.
Neoptólemo casou-se com Hermínoe, filha do rei Menelau de Esparta, mas não teve filhos com ela. Ao ir consultar o oráculo de Delfos quanto a sua falta de descendência, foi assassinado por Orestes, a quem Hermínoe havia sido prometida em casamento anteriormente. Neoptólemo foi sepultado em Delfos no mesmo templo onde fora assassinado. Quando os gauleses invadiram a Grécia ofereciam-se sacrifícios sobre seu sepulcro e jogos anuais em sua honra foram instituídos.
Quando da morte de Neoptólemo, Heleno assumiu a regência do restante do Épiro sendo tutor de Molosso, o futuro rei.


REFERÊNCIAS
http://en.wikipedia.org/wiki/Neoptolemus
Los héroes y las grandezas de la tierra: (1855) editado por Fernando Patxot Ferrer. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=gIXzPf_ZFpEC&dq=Sabilinto&source=gbs_navlinks_s

Nenhum comentário:

Postar um comentário