quarta-feira, 31 de março de 2010

ALCETAS I (390/385 – 370 a.C.)

Alcetas I (em grego: Ἀλκέτας), rei do Épiro, era filho e herdeiro de Tarripas. Em 385, por razões deconhecidas, Alcetas foi expulso do seu reino e refugiou-se com o tirano Dionísio I de Siracusa na Sicília. Este pretendia assegurar sua soberania sobre o Mar Adriático e o Mar Jônico e ter bases seguras para seus navios na costa do Épiro. Para tanto com a ajuda de guerreiros ilíricos restaurou a Alcetas ao seu trono no Épiro sobre os molossos.
Entretanto, os ilírios devastaram o país e os molossos lutaram contra eles, porém, foram derrotados morrendo cerca de 15.000 guerreiros molossos. Os lacedemônios (espartanos) ajudaram os molossos contra as investidas dos ilírios que saíram da região. Não obstante, em 375, Alcetas adere a Liga de Delos, aliança de cidades gregas encabeçada por Atenas contra os persas e contra a influência de Esparta. Abaixo, ruínas da cidadela de Orraon, fundada em 385 a.c., onde Alcetas tinha um palácio.Em 373, quando o general ateniense Timóteo estava a ser julgado por seus pares, foi absolvido pelo intervenção de Alcetas e de Jasão, tirano de Feres.
Quando da morte de Alcetas em 370, seus filhos Neoptólemo e Arribas desentenderam-se pelo trono; por fim resolveram governar conjuntamente o reino deixado por seu pai.

REFERÊNCIAS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Alcetas_I_of_Epirus
http://el.wikipedia.org/wiki/Αλκέτας_Α'_της_Ηπείρου

Nenhum comentário:

Postar um comentário