quinta-feira, 25 de março de 2010

TARRIPAS (430 - 392 a.C.)

Tarripas é mencionado como sendo de menor idade por Tucídides em sua Guerra do Peloponeso em 429. Parece ter assumido o governos dos molossos ainda muito jovem. Parece ter introduzido a civilização helênica entre os molossos e teve laços de amizade com Atenas. Segundo Plutarco, fez reformas substanciais na organização governamental e na legislação que serviram de base à modernização do povo molosso. Sob seu reinado os molossos ocuparam Dodona, que inicialmente pertencia aos tesprotos e onde havia oráculo de Zeus. Abaixo, ruínas do prédio do conselho de Dodona.
Quando seu pai, Admeto, morreu, Tarripas era muito jovem. Por vontade do povo foi colocado sob a tutela de Sabilinto, homem distinto por seu saber e probidade. Seu tutor o levou a Atenas onde Tarripas recebeu uma refinada educação helênica tornando-se qualificado para reinar. Quando de seu retorno, estabeleceu um código legal, um senado e magistrados fundamentando a base de seu governo e de seus sucessores. Não obstante, Tarripas era reconhecido como rei apenas pelos molossos e pelos antitanios. Foi sucedido por seu filho Alcetas.
REFERÊNCIAS
http://en.wikipedia.org/wiki/Tharrhypas
http://en.wikipedia.org/wiki/Dodona
Los héroes y las grandezas de la tierra: (1855) editado por Fernando Patxot Ferrer. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=gIXzPf_ZFpEC&dq=Sabilinto&source=gbs_navlinks_s

Nenhum comentário:

Postar um comentário