terça-feira, 30 de março de 2010

MOLOSSO (? a.C.)

Molosso era filho de Neoptólemo, filho de Aquiles, com Andrômaca de Tróia. Quando da morte de seu pai, Molosso ficou sob a guarda de Heleno, adivinho troiano casado com sua mãe e que reinava numa parte do Épiro. Heleno cuidou de Molosso com grande solicitude e ao morrer deixou a parte do Épiro que tinha sido de Neoptólemo a seu enteado. Abaixo, artefato de bronze do sexto século a.C. encontrado em Dodona, o centro espiritual do Épiro.
Segundo outra vertente da mitologia grega, Molosso foi abandonado por sua mãe logo após o nascimento sendo recolhido por seu pai numa viagem que este fez a Delfos. Hermínoe, esposa de Neoptólemo, enciumada por não ter filhos perseguia a Molosso e sua mãe, que por fim encontraram abrigo sob a tutela de Heleno.
O meio-irmão de Molosso, Cestrino, filho de Andrômaca com Heleno, ajudado por voltuntários epirotas, conquistou a região ao norte do rio Tiamis que ficou sendo conhecida como Cestrina. Como não tinha filhos, ao morrer Molosso legou seu reino a seu irmão Pielo (ou Pílades). Legou seu nome a uma tribo (os molossos) e a uma região do Épiro (Molossia ou Molossis). Abaixo, a região de Molossis no Épiro.


REFERÊNCIAS
www.gottwein.de/graeca/images01/gr1lm.jpg
Los héroes y las grandezas de la tierra: (1855) editado por Fernando Patxot Ferrer. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=gIXzPf_ZFpEC&dq=Sabilinto&source=gbs_navlinks_s

Nenhum comentário:

Postar um comentário