quinta-feira, 1 de abril de 2010

ARRIBAS (370-350 a.C.)

Arribas (em grego: Ἀρύββας) foi rei da Molóssia. Ele era filho do rei Alcetas I e irmão do rei Neoptólemo I. Ele era também esportista e um vencedor nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Píticos em tethrippon (corrida de carros). Abaixo, pintura em um vaso retratando um tethrippon.
Quando da morte de Alcetas em 370, seus filhos Neoptólemo e Arribas desentenderam-se pelo trono; por fim, por iniciativa de Neoptólemo, resolveram governar conjuntamente o reino deixado por seu pai, mas cada um sua própria região. Neoptólemo I morreu em c. 360 a.C. e seu território foi incorporado ao reino de seu irmão Arribas. Casou-se com Troas, sua sobrinha, e teve Alcetas (II) e Eácides, futuros reis do Épiro, e Beroe, que casou-se com Glaukias, rei dos ilírios taulatianos. Contra as expectativas de seus súditos, Arribas agiu com prudência, equidade e moderação. Respeitava os sábios e as ciências. Xenócrates, filósofo calcedônio, dedicou-lhe quatro livros sobre a arte de governar. Em c. 360, contra um ataque dos ilírios chefiados por Bardilis, Arribas evacuou sua população não-combatente para a Etólia e deixou os ilírios pilharem a região livremente. O estratagema funcionou e os molossos cairam sobre ilírios agora sobrecarregados com o saque e derrotou-os. Abaixo, relevo retratando guerreiros ilírios.
Em 357, ofereceu a mão de sua sobrinha, Olímpia, ao rei Filipe II da Macedônia visando uma aliança política. Arribas governou o Épiro até 350 quando ele foi exilado por Filipe II, que colocou o sobrinho de Arribas, Alexandre I, no trono. Parece ter morrido no exílio em data desconhecida (342?), mas ele pode ser o Aryptaeus, rei dos molossos mencionado por Diodoro Sículo (18.11.1), que se juntou à causa de Atenas na revolta das cidades gregas contra a Macedônia (Guerra Lamiaca, 323-322 a.C.).

REFERÊNCIAS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Arybbas_of_Epirus
http://el.wikipedia.org/wiki/Αρύββας_της_Ηπείρου
Los héroes y las grandezas de la tierra: (1855) editado por Fernando Patxot Ferrer. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=gIXzPf_ZFpEC&dq=Sabilinto&source=gbs_navlinks_s

Nenhum comentário:

Postar um comentário