domingo, 4 de abril de 2010

EÁCIDES (319 – 317 e 313 a.C.)

Eácides (em grego: Aἰακίδης) foi rei do Épiro e era o filho caçula de Arribas e neto de Alcetas I. Ele sucedeu no trono do Épiro ao primo Alexandre I, que foi morto na Itália, após a regência de suas primas Cleópatra e Olímpia. Seu irmão mais velho, Alcetas (II), fora desligado pelo pai da linha sucessória por mau comportamento. Eácides foi casado com Ftia, a filha de Menon de Farsália, com a qual teve Pirro e duas filhas, e Deidamia e Troias. Abaixo, mapa do Épiro e regiões circunvizinhas.
Quando seu pai foi deposto (350 a.C.) Eácides foi viver com ele em Atenas . Em 319, Olímpia parte para a Macedônia onde se envolve nas lutas políticas do reino e Eácides finalmente pode governar o reino de seu pai. Em 317 a.C., ele ajudou o general mecedônio Poliperconte na tentativa de restaurar à Olímpia e ao neto desta, o rei menino Alexandre IV (filho de Alexandre, o Grande), o domínio sobre a Macedônia que estava nas mãos de Cassandro, filho e sucessor do general-regente Antípatro. É feito um acordo de futuro casamento entre Alexandre IV e Deidamia, filha de Eácides. Abaixo, moeda com a efígie de Cassandro.
No ano seguinte, ele procurou auxiliar Olímpia que estava sitiada em Pidna, na Macedônia, pelas forças de Cassandro. Uma parte de seus súditos se rebelaram contra essa campanha ( possivelmente por terem aversão à Olímpia) e Eácides, licenciando os rebeldes, marchou somente com os que o apoiavam. Logo após sua partida, os rebeldes o declararam banido do reino e fizeram aliança com Cassandro. Pirro, o herdeiro de Eácides que tinha então apenas dois anos, foi salvo com dificuldade da execução por causa de alguns servos fiéis, Androcleides e Angelos, que o refugiaram na Ilíria. Eácides e seus homens foram derrotados pelo general macedônio Atarrias e Cassandro colocou Licisco como regente do Épiro em nome do novo rei eleito pelos epirotas: Neoptólemo II, filho de Alexandre I, o Molosso, que era ainda uma criança.Quando de seu domínio sobre o Épiro, Cassandro fundou a cidade de Antipatrea na região epirota da Caônia. Hoje é a cidade de Berat na Albânia (imagem abaixo).
Mas, cansados da suserania da Macedônia, os epirotas chamaram novamente a Eácides em 313 a.C. Cassandro imediatamente enviou um exército contra ele sob a liderança de seu irmão Filipe, o qual derrotou Eácides no mesmo ano em duas batalhas, a última das quais, a batalha de Oenedae, o rei epirota foi ferido e morreu pouco depois. Foi sucedido por seu irmão mais velho Alcetas II.

REFERÊNCIAS:
Los héroes y las grandezas de la tierra: (1855) editado por Fernando Patxot Ferrer. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=gIXzPf_ZFpEC&dq=Sabilinto&source=gbs_navlinks_s
http://en.wikipedia.org/wiki/Aeacides_of_Epirus
http://el.wikipedia.org/wiki/Αιακίδης_της_Ηπείρου#cite_note-diod36-8
A History of Macedonia: 336-167 B.C Por Nicholas Geoffrey Lemprière Hammond,Frank William Walbank in:http://books.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário