segunda-feira, 19 de abril de 2010

ALEXANDRE II (272 - 255 a.C.)

Alexandre II era filho de Pirro I, rei do Épiro, com Lanassa, filha do rei Agatocles de Siracusa na Sicília. Foi considerado um hábil guerreiro. Participou com seu pai das guerras na Itália(280 - 275 a.C.). Os gregos da Sicília pediram auxílio a Pirro (que não lograva êxito na sua luta com Roma) para ir a ilha e afastar a ameaça dos cartagineses. As cidades da Sicília foram em busca de Pirro por causa dos vínculos relacionais com a família de Agatocles, antigo rei de Siracusa, havendo um filho com o sangue de sua filha Lanassa. Alexandre, porém, permaneceu em Locri, no sul da península italiana, enquanto seu pai foi para a ilha (278 a.C.). Em 274 Alexandre retorna com seu pai para o Épiro. Abaixo, ilustração de moeda com a efígie de Alexandre II do Épiro.

Quando Pirro parte para a Macedônia e Grécia para lutar contra Antígono II Gônatas que disputava o trono macedônico com Pirro, Alexandre ficou como regente do Épiro. Seus irmãos, Ptolomeu, o primogênito, e Heleno, foram para as guerras com seu pai. Quando seu pai morreu em 272 a.C. Alexandre II assumiu o trono do Épiro, haja vista seu irmão mais velho ter morrido em combate contra os espartanos.
Alexandre enfrentou o rei ilírio Mitilo usando o estrategama de vestir seus homens com roupas ilírias confundindo o inimigo. Desde então, Alexandre viveu em paz com os ilírios. Alexandre continuou a luta de seu pai contra Antígono II pela Macedônia. Em 270, aproveitando que este estava assediando a cidade de Atenas, Alexandre invade a Macedônia. Antígono retornou rapidamente à Macedônia, mas com a deserção de suas tropas não pode expulsar o rei epirota. No entanto, o filho de Antígono, Demétrio, mais conhecido como Demétrio II Etólico, embora fosse adolescente, levantou um exército na ausência de seu pai e não só recuperou a Macedônia bem como conquistou o Épiro expulsando a Alexandre II que se refugiou na Acarnania. Abaixo, as regiões do Épiro, Acarnânia e da Liga Etólia.Graças ao apoio dos acarnanianos e de fiéis epirotas conseguiu recuperar sua realeza sobre o Épiro e fez aliança com a Liga Etólia que lutava contra a dominação macedônica sobre a Grécia. Com essa aliança, Alexandre II adquiriu territórios da Acarnânia.
Alexandre II é mencionado nos Éditos de Asoka, imperador indiano, que trabalhou para a propagação do budismo. Pode-se deduzir a partir do texto do Édito que houve proselitismo de budistas no Épiro nos dias de Alexandre II.
Alexandre havia se casado com sua irmã, Olímpia, conhecida como Olímpia II do Épiro, que lhe deu três filhos: Pirro, Ptolomeu e Ftia. Após a morte de Alexandre II (255 a.C.) Olímpia assumiu a regência do Épiro em nome de seus filhos.

REFERÊNCIAS:
http://el.wikipedia.org/wiki/Αλέξανδρος_Β'_της_Ηπείρου
http://en.wikipedia.org/wiki/Olympias_II_of_Epirus
http://es.wikipedia.org/wiki/Alejandro_II_de_Epiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário