segunda-feira, 5 de abril de 2010

ALCETAS II (313 – 307 a.C.)

Alcetas II era o filho mais velho do rei Arribas. Por conta de seu temperamento desregrado, ele foi banido por seu pai, que nomeou seu filho mais novo, Eácides, para sucedê-lo. Em 350 Arribas foi deposto por Filipe II da Macedônia e exilou-se com seus filhos em Atenas enquanto seu sobrinho Alexandre I reinava no Épiro. Em 331 Alexandre I morreu e sua esposa (Cleópatra da Macedônia) e sua irmã (Olímpia) regeram o Épiro até a ascensão de Eácides que se envolveu nos conflitos políticos da Macedônia. Com a morte de Eácides, que foi morto em batalha lutando contra Cassandro da Macedônia em 313, os epirotas lembraram-se de Alcetas e o convocaram a assumir o reino. Abaixo, o Monte Smolikas, segundo monte mais alto da Grécia, que fica na região do Épiro.
Cassandro enviou um exército contra ele sob o comando de Licisco, governador da Acarnânia, na esperança de remover Alcetas do trono antes que ele pudesse consolidar seu poder. Enquando Licisco se detinha perto de Cassopia, Alcetas enviou seus filhos, Alexandre e Teucro, ordenando-lhes reunir tantos soldados quanto possível e ele próprio foi a campo com os homens que dispunha chegando perto do inimigo e esperando o retorno de seus filhos. No entanto, quando Licisco se aproximava com forças que eram muito superiores em número, os epirotas se assustaram e desertaram para o inimigo; Alcetas, então, se refugiou Eurymenae. Abaixo, região do Épiro onde se deu os eventos das lutas de Alcetas contra Licisco. Em destaque a cidade de Eurymenae.
Enquanto Alcetas estava sendo assediado lá, Alexandre trouxe reforços para o pai. Uma violenta batalha teve lugar na qual muitos dos soldados foram mortos, entre os quais alguns outros dos seguidores de Licisco em particular o general Micito e Lisandro, um ateniense que tinha sido encarregado da cidade de Leucas por Cassandro. Houve vitória para Alcetas, mas depois, quando Deinias trouxe reforços para o exército derrotado, houve uma outra batalha na qual Alexandre e Teucro foram derrotados e fugiram com o seu pai em uma fortaleza, enquanto Licisco tomou Eurymenae saqueando-a e destruindo-a. Abaixo, o Desfiladeiro Vikos, um desfiladeiro nas montanhas Pindo no Épiro, norte da Grécia. Ele está listado um dos mais profundos desfiladeiros do mundo pelo Guinness Book of Records.

Ao saber da derrota de Licisco, mas não sabendo de sua posterior vitória, reuniu um exército e marchou para o Épiro. Vendo a superioridade dos macedônios, Alcetas entrou em uma aliança com Cassandro em 312. Alcetas inclusive lhe auxiliou com homens para o cerco que Cassandro fazia à cidade de Apolônia. E assim, Alcetas II se estabeleceu no trono do Épiro. Mas seu temperamento terrível não tardou de manifestar-se. Por algum tempo os epirotas continuram a ser governados por Alcetas, mas então, já que ele estava tratando seus súditos duramente, eles o assassinaram e aos seus filhos menores, Esioneu e Niso. Alexandre e Teucro fugiram do Épiro. Pirro, filho de Eácides, foi colocado no trono por seu protetor, o rei Glaucias dos ilírios em 307.


REFERÊNCIAS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Alcetas_II
http://el.wikipedia.org/wiki/Αλκέτας_Β'_της_Ηπείρου

Nenhum comentário:

Postar um comentário